Vereadores solicitam informações sobre o transbordo de lixo do município de Ibitinga

Marco Fonseca, Murilo Bueno e Richard de Rosa apresentaram requerimento para Poder Executivo e Ministério Público e Cetesb.
05/01/2018
19h56

Os vereadore Marco Fonseca, Murilo Bueno e Richard de Rosa apresentaram na última semana um requerimento que busca informações sobre o transbordo de lixo do município de Ibitinga. O documento, após apresentado e aprovado na Sessão Legislativa do dia 27 de abril, foi encaminhado ao Poder Executivo, Ministério Público e também à Cetesb.

O requerimento foi protocolado após os vereadores receberem uma denúncia de que a empresa contratada pela Prefeitura Municipal para coleta de lixo, não estaria cumprindo as normas ambientais, principalmente por não transportar os resíduos para o aterro sanitário da região, diariamente.

“Apresentamos esse requerimento para entender o que realmente vem ocorrendo no município, pois se a informação foi verdadeira, é um problema gravíssimo e o município não está fiscalizando como deveria na qualidade de titular do serviço público e gestor do contrato”, informou o vereador Marco.

Na denúncia, o munícipe que procurou pelos vereadores, ainda relata que a empresa contratada está deixando os resíduos sólidos gerados a céu aberto, causando mau cheiro e ainda, contaminação de lençol freático, pois tais resíduos permanecem dias e até semanas depositados irregularmente sobre o solo, gerando chorume (líquido altamente tóxico) e contaminando o solo.

“Estamos agindo como papel de fiscalizador diante de um possível problema muito grave para o município, por esse motivo também solicitamos que o requerimento fosse encaminhado ao Ministério Público e à Cetesb para que também tenham conhecimento da denúncia e ajudem nas averiguações, se necessárias”, pontuou Marco.

O requerimento segue os trâmites legais da Casa de Leis e após o envio para os destinatários aguarda resposta e providências.

Você pode acessar o requerimento completo clicando AQUI.