Vereadores questionam números “faltosos” da segunda dose de vacinação
Vacinação tem sido um tema muito discutido durante as Sessões Legislativas e, preocupados com a imunização da população, os vereadores Murilo Bueno, Marco Fonseca e Richard de Rosa, apresentaram um requerimento questionando o Serviço Autônomo Municipal de Saúde sobre os números de pessoas vacinadas e se há faltosos na segunda dose da imunização.
“Sabemos da importância da vacinação para que haja menos infecções e menos pessoas transmitindo o vírus. Mas, para que a imunização seja eficaz é necessário que as pessoas recebam as duas doses do imunizante. É preciso incentivo para a vacinação. É preciso vencer o medo e o desserviço do negacionismo. As pessoas precisam se vacinar”, defendeu Murilo.
Ainda, segundo a justificativa do Requerimento, com a vacinação, a tendência é de uma diminuição da circulação do agente infeccioso aos poucos, e num ponto coletivo, diminuindo a chance de doença e disseminação do vírus, automaticamente as cargas nos serviços de saúde pública diminuem.
“Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 1 milhão e meio de pessoas que tomaram a primeira dose, por algum motivo, deixaram de comparecer aos postos para tomar a segunda dose. Somente com as duas doses do ciclo de vacinação se atinge a Imunização”, reforçou o vereador.
O Requerimento foi aprovado pelos demais parlamentares e encaminhado aos destinatários responsáveis. Os autores do Requerimento aguardam uma resposta.