Vereadora envia questionamento sobre “xepa da vacina”
Receber a vacinação de imunização contra a Covid-19 tem sido um dos momentos mais esperado por todos. A vacina é como uma luz no fim do túnel diante dos longos meses de pandemia vividos.
Pensando em acelerar o processo de vacinação, a vereadora Alliny Sartori, levantou um questionamento sobre a “xepa da vacina” – que nada mais é do que as doses que “sobram” ao final de um dia de imunização e que precisam ser aplicadas, caso contrário serão doses perdidas.
O Governo do Estado de São Paulo já divulgou o cronograma para vacinação contra a Covid-19 de toda a população do Estado que tenha acima de 18 anos, mas uma parcela da população consegue se vacinar antes da data prevista por meio das doses remanescentes de vacinas.
“Essa estratégia tem o objetivo de evitar a perda de vacina e ocorre esporadicamente, uma vez que os municípios têm autonomia para decidir como distribuir e priorizar as doses da ‘xepa’. Quanto mais rápido a população se vacinar, mais rápido poderemos retomar as atividades. A vacinação é indispensável”, defendeu a vereadora Alliny.
A vereadora ainda sugere que essa distribuição seja feita de uma forma “social”, em que as pessoas que recebam a dose sejam responsáveis familiares com crianças menores de 18 anos no lar.
“Prevenir pais e/ou mães dos menores de idade é uma forma de preservar a presença do mantenedor do lar. Já tivemos muitas perdas no nosso município e sabemos que é somente através da vacinação que vamos contornar essa situação”, explicou Alliny.
O requerimento foi apresentado e aprovado na última Sessão Legislativa, dia 22 de junho, e segue para os responsáveis para que analisem a sugestão.