Vereador propõe digitalização do processo de aprovação de obras civis em Ibitinga
Na última sessão da Câmara Municipal de Ibitinga, foi aprovado um requerimento de informação, de autoria do vereador César Urtado, em conjunto com os vereadores Murilo Bueno e Rafael Barata, questionando o Poder Executivo sobre a possibilidade de modernização do processo de aprovação de obras civis no município. A proposta busca entender se há estudos ou planos para a implantação de um sistema digital que facilite esse trâmite.
“Atualmente, todo o processo é realizado de forma presencial, o que gera custos elevados e exige tempo dos profissionais da área, como engenheiros e arquitetos, que precisam comparecer pessoalmente para protocolar documentos. Além disso, a Prefeitura também arca com custos de pessoal e armazenamento de arquivos físicos”, pontuou o vereador César.
O requerimento menciona que cidades vizinhas, já adotaram sistemas online para esse tipo de aprovação, trazendo maior eficiência, economia e sustentabilidade ao processo, podendo reduzir significativamente a burocracia, otimizando recursos públicos e melhorando o atendimento aos profissionais da construção civil.
A medida foi justificada pela necessidade de modernização dos serviços públicos, alinhando a administração municipal às inovações tecnológicas já presentes em outros municípios. Agora, a Prefeitura deve responder se há previsão para a implantação de um sistema digital e quais seriam os próximos passos para sua implementação.