Câmara recebe visita da família “Brasil Especial”

05/01/2018
19h56

A Câmara de Ibitinga recebeu na manhã desta quarta-feira (15), a visita da família do “Brasil Especial”. A pequena Luna, de 13 anos, acompanhada de seus pais – Preto e Fábia, pode conhecer de pertinho o trabalho do Poder Legislativo.

O casal, Preto e Fábia, estão juntos há 31 anos e casados há 20. Desde o namoro da adolescência o planejamento era ter seis filhos e morar em uma casa grande para acomodar todos os grandes sonhos que tinham. Conquistaram a casa e esperavam a chegada do primeiro filho. 

Luna, filha única, nasceu prematura de 30 semanas (sete meses de gestação) e exigiu muitos cuidados. No primeiro mês de vida, ela teve uma hemorraria cerebral, o que causou sua deficiência motora. 

“Nossa filha foi muito forte desde muito cedo. Era pra ela ser uma criança vegetativa, que dependesse de oxigênio, mas lutou bravamente e hoje é uma criança ativa, que apesar das dificuldades motoras, tem a parte cognitiva preservada. Ela compreende e corresponde – do jeitinho dela – todas as demonstrações de amor que recebemos”, explicou Fábia. 

Foi a partir do nascimento de Luna, que os planejamentos da adolescência precisaram ser adaptados. Afinal, os sonhos continuavam grandes e, sem dúvidas, Luna viveria muitas aventuras com os pais. A primeira experiência de uma viagem em família aconteceu na Europa, de bicicleta. 

“Nós tínhamos medo, é natural. Fomos muito criticados também, mas queríamos proporcionar uma vida ativa, alegre e sem privações para nossa filha. Queríamos apresentar para ela o mundo, e foi assim que ficamos 30 dias pela Europa. A partir daí, Luna voltou outra criança e  percebemos que esse era o caminho que iríamos seguir. A nossa longa viagem estava só começando”, contou o papai de Luna, Preto. 

A família vendeu a grande casa que adquiriram e embarcaram dentro de um motorhome para uma aventura, que acumula na bagagem cerca de 60 cidades. Vale ainda destacar que a casinha sobre as rodas que hoje foi construída pelo próprio casal, durante um ano, aos finais de semana.

 O casal explora cada cidade por meio de esportes como corrida, pedal, caiaque, surf, e todos com a participação da Luna. Os registros das viagens são publicados nas redes sociais do projeto Brasil Especial.

“Apesar de estarmos fora da nossa cidade de origem, Luna realiza suas atividades de fisioterapia, terapia ocupacional  e fonaudiologia de forma online, além das consultas periódicas com os médicos responsáveis. Todos esses profissionais que nos auxiliam conseguem ver os avanços que a Luna tem, tanto quanto a gente”, complementou a mamãe.

É através da troca de experiências que Luna vai conhecendo um pouquinho desse Brasil tão espcial. Os registros dessas aventuras podem ser conferidos através da rede social BRASIL ESPCIAL no Youtube e Instagram. Conheça você também esse lindo projeto!